Nos dias atuais, o avanço tecnológico tem se tornado um elemento central nas operações empresariais, e a capacidade de se adaptar a essa revolução digital é crucial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.
Em outras palavras, com a Tecnologia da Informação assumindo um papel cada vez mais importante nas estratégias operacionais, as equipes e os gerentes de TI se veem diante da necessidade inevitável de manter suas infraestruturas produtivas e eficientes. No entanto, essa busca pela excelência tecnológica não precisa ser sinônimo de altos investimentos.
Há uma opção acessível para adquirir os melhores hardwares e garantir que os times estejam devidamente equipados para enfrentar os desafios tecnológicos que se apresentam: a locação de computadores.
Mas nesse contexto, também é comum surgirem algumas dúvidas, como: é melhor alugar ou comprar equipamentos? Quais benefícios uma empresa tem com cada alternativa? Como escolher o parceiro adequado para essa modernização?
São exatamente essas e outras perguntas que vamos responder neste conteúdo!
Primeiramente, ao iniciar um processo de atualização ou construção do seu parque tecnológico, a primeira pergunta que surge é: comprar ou alugar? Bem, para tomar a decisão correta, é fundamental entender no que consiste cada opção e quais benefícios estão agregados a elas.
A compra de computadores envolve o desembolso de uma quantia considerável de dinheiro de uma só vez. No entanto, os equipamentos adquiridos se tornam propriedade do negócio, o que significa que a sua organização tem a liberdade de vendê-los posteriormente ou mantê-los em uso por longos períodos.
Por outro lado, a locação de desktops e notebooks é uma alternativa que, além de permitir que a sua empresa tenha à disposição equipamentos de última geração sem comprometer o seu orçamento, também representa uma economia. Isso porque, os custos mensais de um contrato de aluguel são significativamente inferiores aos valores de compra das máquinas novas. Além disso, como o fornecedor assume a responsabilidade pela manutenção, também é possível poupar tempo e recursos internos, liberando a equipe de TI para focar em atividades mais estratégicas.
Em função de diferenciais como esses, o aluguel já está até mesmo sendo visto como a opção mais buscada pelas companhias. Informações do Statista, por exemplo, apontam que 64% das empresas já terceirizam toda a sua estrutura de tecnologia e, segundo previsões, em todo o mundo, este será um negócio que atingirá US$ 425 bilhões até 2026.
Mas se você ainda tem dúvidas a respeito das alternativas, preparamos um comparativo para que você entenda melhor os benefícios de comprar e locar. Confira:
Como já dito, ao comprar computadores, a empresa se torna proprietária dos equipamentos, permitindo a flexibilidade de uso e a possibilidade de vendê-los quando se tornarem obsoletos.
A compra exige um investimento inicial, mas, em seguida, a empresa não tem despesas mensais fixas. Porém, podem ser necessários outros gastos com manutenções ao longo do uso dos dispositivos.
Mesmo que os PCs percam valor ao longo do tempo devido ao avanço da tecnologia, ainda é possível revendê-los ou utilizá-los para outras finalidades, o que permite recuperar parte do investimento inicial.
Ao possuir um computador, a empresa não está sujeita a limitações impostas por contratos de locação, como restrições de uso, termos de serviço ou políticas de restrição de software.
Na locação, os equipamentos não ficam sob posse da sua empresa, mas essa alternativa envolve pagamentos mensais previsíveis e mais baixos do que se houvesse a aquisição de novos dispositivos.
Contratos de locação permitem a inclusão ou exclusão de equipamentos do contrato sem afetar bruscamente o orçamento. Esse quesito facilita a adaptação do negócio diante momentos de crescimento ou crises.
Os contratos de aluguel permitem a substituição de equipamentos por modelos mais recentes, garantindo que as equipes estejam equipadas com tecnologia de ponta.
Empresas de locação costumam ter uma capilaridade mais abrangente, o que significa que, mesmo quando há equipes em home office, esses parceiros podem entregar os computadores configurados onde quer que os colaboradores estejam.
Em complemento ao controle, os equipamentos ofertados no aluguel contam com camadas de segurança cibernética para proteger todos os dados trafegados nos dispositivos – tudo isso em conformidade com os padrões de compliance.
Mesmo que os dispositivos não sejam da empresa, é possível personalizá-los de acordo com necessidades específicas, incluindo apps, programas e outros sistemas necessários.
Diferente do leasing ou compra, o outsourcing também não exige uma gestão de diferentes fornecedores para comprar, contratar manutenção ou realizar pagamentos. No aluguel, um único fornecedor cuida de todo processo, da implantação à manutenção, com SLA de atendimento garantido e todos os custos de frete/logística reversa inseridos no contrato.
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Seguindo o raciocínio, a decisão de comprar ou alugar passa por entender a situação e os objetivos específicos de cada negócio. No entanto, se o desejo é modernizar um parque completo sem ter que desembolsar grandes quantias, a locação certamente é a opção mais indicada.
Caso falte mão-de-obra qualificada para gerir e monitorar todos os equipamentos, essa alternativa também se mostra mais efetiva, já que o parceiro de outsourcing pode oferecer esses recursos no contrato, prevendo a integridade, vulnerabilidade e performance dos dispositivos de forma proativa e preventiva.
Em termos práticos, o aluguel de desktops e notebooks permite que você foque no seu negócio e no seu time, deixando que o fornecedor cuide daquilo que não faz parte do seu core business. Isso acontece porque a solução engloba requisitos que podem transformar a sua operação, como:
O controle e monitoramento dos ativos do seu parque de computadores é responsabilidade do fornecedor. Logo, seu time de TI pode direcionar esforços para outras atividades.
Sua equipe não correrá o risco de paradas por manutenção dos equipamentos, além de contar com máquinas sempre atualizadas sem a necessidade de novos investimentos.
Upgrade garantido de notebooks e desktops modernos e de alta performance, seguindo sempre as tendências do mercado e entregando as tecnologias mais atuais do momento para o seu time.
Como não há um alto investimento, a locação representa a preservação do capital de giro do seu negócio, possibilitando que você aplique recursos em outras melhorias necessárias.
Os dispositivos são protegidos em todos os níveis do sistema operacional, na BIOS, no navegador e aplicativos, além de monitoria nos softwares de segurança.
Parceiros de locação tem diversas filiais para entregar os equipamentos diretamente na casa dos colaboradores, facilitando a rotina de equipes que trabalham no modelo híbrido ou home office.
Grandes companhias também podem ter escritórios espalhados pelo país e, mais uma vez, o aluguel assegura que todos tenham as melhores máquinas para exercer seu trabalho, entregando os mesmos dispositivos configurados e prontos para uso em todas as unidades do negócio.
Agora que você já sabe tudo que a locação pode oferecer para a sua empresa, chega o momento de escolher o parceiro de outsourcing. Nessa fase é importante lembrar que todos os benefícios apresentados só são alcançados quando se encontra um fornecedor preparado e capacitado para tal.
Para fazer uma escolha assertiva, você deve se atentar a algumas características, incluindo:
Um dos fatores mais primordiais que deve ser observado é a expertise da empresa neste mercado. Por isso, é importante buscar parcerias reconhecidas, que possuam cases de sucesso e reúnam avaliações positivas de clientes.
Questione a respeito do suporte que será fornecido em caso de necessidade. Isso envolve, por exemplo, o prazo para o atendimento, formas de contato, entre outros fatores que demonstrem que a sua empresa estará bem amparada.
Cada negócio possui suas próprias necessidades e, nesse sentido, a decisão por um fornecedor de locação de computadores deve considerar a flexibilidade e a personalização nas soluções.
Analise os custos envolvidos e certifique-se de que seu fornecedor ofereça uma transparência completa dos custos, taxas adicionais e opções de personalização para atender ao orçamento da sua empresa e evitar surpresas ao longo do contrato.
Verifique a estrutura da empresa, conferindo os equipamentos disponibilizados, serviços oferecidos e a experiência da equipe técnica, que deve ser altamente qualificada para assegurar um bom atendimento.
Tão importante quanto as tecnologias e os serviços disponibilizados é a segurança. Portanto, busque um parceiro que seja confiável e ofereça camadas de proteção para os equipamentos locados.
Além de todas as características que citamos ao escolher um fornecedor, também é crucial que a sua empresa e o parceiro de outsourcing compartilhem a mesma visão e valores. Por isso, aqui na Simpress temos como missão tornar a vida dos nossos clientes mais fácil oferecendo exatamente o que as equipes precisam.
Com 20 anos de história e experiência no fornecimento de soluções de outsourcing de equipamentos de TI, desenvolvemos um serviço completo de gestão e locação de notebooks e desktops. Da assinatura do contrato até a devolução do dispositivo, passando pela implementação do projeto e utilização da máquina no dia a dia pelo usuário, nos dedicamos a acompanhar a sua empresa em todas as etapas do processo, evitando paradas desnecessárias e assegurando a performance para o seu time.
O contrato do serviço de locação de computadores é flexível, com possibilidade de inclusão ou exclusão de equipamentos e soluções adicionais.
Tenha computadores prontos para usar na assinatura do contrato! Mais rapidez e agilidade nas suas operações empresariais.
Junto com a locação de computadores, temos a opção de rollout, em que um técnico realiza a montagem e pré-configuração das máquinas.
Conte com a Central de Monitoramento, uma solução de análise e monitoramento para notebooks e desktops que prevê a integridade, vulnerabilidade e performance dos dispositivos de forma proativa e preventiva.
Garantia de agilidade na solução de problemas com mais de 1.500 técnicos especializados (residentes e volantes) para que as falhas sejam minimizadas ou solucionadas o mais rápido possível.
O valor de contrato da gestão e locação contempla o aluguel do equipamento, logística para entrega/retirada dos equipamentos, assistência baseadas na localidade da sua empresa e muitas outras soluções.
Todo o nosso processo logístico também é pautado na máxima eficiência e velocidade durante a jornada de implementação, através das nossas 13 filiais nas principais capitais que nos permitem oferecer o melhor do outsourcing de desktops e notebooks para empresas de todo o Brasil.
Santana de Parnaíba
CDD próprio com mais de 1800m2.
Santana de Parnaíba
5 depósitos localizados em Itajaí/SC, Serra/ES e Barueri, Osasco e Santana de Parnaíba, em SP.
Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
Mais de 100 revendas compõem a comunidade Simpress para atender o mercado SMB (Small Business).
A necessidade do Grupo Pardini de ter um parque de computadores atualizados no período da pandemia fez com que a parceria com a Simpress retomasse com força total. A missão era substituir cerca de 2.500 desktops e notebooks de colaboradores espalhados por todo o Brasil, em até 90 dias.
O serviço oferecido manteve os equipamentos em pleno funcionamento e cuida de toda a sua gestão sustentável durante todo o ciclo de vida, conforme níveis de serviço acordados, visando a garantir alta produtividade aos funcionários do Laboratório Hermes Pardini com a disponibilização de novos modelos, mais rápidos e seguros.
A TI do Hospital, tinha o desafio de atualizar o seu parque tecnológico de computadores e, portanto, buscou os serviços da Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, para execução do projeto.
Após análise do gerente de contas responsável pelo projeto em conjunto com a TI do Hospital Marieta Konder, foi estruturada uma operação dividida em três fases, após identificação da configuração ideal para suportar os softwares utilizados pelo Hospital.
Outsourcing de impressoras já era uma realidade para a Harald, mas ao conhecer a Simpress, descobriu que poderia ir muito além. Depois de identificar produtos e serviços que facilitariam a rotina dos seus mais de 600 colaboradores, a empresa optou pelo outsourcing de smartphones, notebooks, desktops e impressoras em junho de 2022 que somam mais de 6.800 equipamentos alocados em toda a empresa.
Outra decisão muito vantajosa que a Harald tomou ao conhecer a Simpress foi a centralização da atividade de outsourcing: passou de três fornecedores para apenas um. “Ao concentrar a atividade com a Simpress, tivemos uma economia de 20% nos gastos mensais”, afirma Nelson Jr. gerente de TI da Harald.
Nosso time está pronto para entender as necessidades da sua empresa e trazer as melhores soluções! Preencha o formulário e fale conosco.
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